Volvo acumula 500 mil veículos produzidos no Brasil

Fábrica paranaense é a única da marca a reunir produção de motores, transmissões, cabine e montagem final

A Volvo registra a produção de meio milhão de veículos produzidos na fábrica de Curitiba (PR). A unidade, considerada uma das mais modernas do Grupo, iniciou atividades em 1979 com a montagem do chassi de ônibus B58. O primeiro caminhão a entrar em linha, o N10, chegou um ano depois.

Integrada ao sistema industrial da Volvo, a unidade é a única da marca a reunir, em um único local, a produção de motores, transmissões, cabines e as linhas de montagem final dos veículos, o que traz agilidade aos processos. Atualmente, a unidade opera em dois turnos com 4.200 funcionários diretos.

Também concentra toda a gestão dos negócios na América Latina, o que inclui as áreas comerciais de caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores, serviços financeiros, engenharia, pesquisa e desenvolvimento e campo de provas.

Ao longo da sua história, a fábrica coleciona marcos pioneiros e inovadores, como os primeiros chassis de ônibus biarticulados produzidos em série no mundo, em 1992, os caminhões semipesados Volvo VM, em 2003, e os primeiros caminhões autônomos destinados para o setor sucroalcooleiro do País, 2017. Mais recentemente, a unidade se tornou responsável e base global de exportação do chassi elétrico BZRT, nas versões articulada e biarticulada.

Do AutoIndústria