Volvo começa a produzir os novos caminhões da linha F no País
Para receber a gama, a fábrica de Curitiba absorveu avanços nos processos produtivos baseados na digitalização
Os modelos da nova série F da Volvo começaram a ser produzidos na fábrica de Curitiba (PR). Com isso, a operação também coloca em andamento avanços nos processos produtivos para suportar o aumento de configurações disponíveis que a nova gama permite. Dado aos aprimoramentos recebidos, os novos caminhões FH, FM e FMX são considerados pela empresa um dos seus maiores lançamentos globais.
Na operação brasileira, responsável também pelas exportações para países da América Latina, a companhia destinou investimento de R$ 1 bilhão. A nova linha, portanto, também a passa a ser construída também em ambiente reformulado. Avanços nos conceitos da Indústria 4.0 trouxeram mais eficiência e controle sobre os processos de produção de motores e transmissão, cabines e montagem de veículos.
Além disso, todas as fábricas são integradas de maneira digital para o sequenciamento correto e visibilidade nas diversas etapas da manufatura. Processos automatizados, como uso de veículos autoguiados, simulações virtuais e uso de drones para controle do inventário de estoque, já faziam parte na rotina das atividades.
Com a chegada dos novos caminhões, no entanto, a unidade precisou de reforço. Isso porque, a nova série oferece mais de duas mil possibilidades de configurações, um quebra-cabeça gigantesco que só um robusto sistema de dados permite sincronizar os processos.
Do AutoIndústria