Volvo deixará de fabricar carroceria de ônibus na Europa
A partir de 2024, montadora seguir a estratégia parecida com a adotada no Brasil, que terceiriza carrocerias para empresas parceiras
A Volvo Buses, divisão do grupo responsável pela construção de ônibus urbanos e rodoviários, anunciou que fechará a sua fábrica de carrocerias localizada na cidade de Breslávia, na Polônia. Ainda de acordo com o anúncio, o fechamento se dá a uma mudança nas estratégias de negócio para o mercado europeu.
A montadora ainda reforça que passará a oferecer seus produtos em parceria com encarroçadores externos homologados, para garantir um produto com as qualidades e segurança dos produtos Volvo. Com isso, a Volvo espera ter uma estrutura mais enxuta, maior flexibilidade e a capacidade de atender melhor aos requisitos do mercado e as demandas especiais de seus clientes.
A Vargas Holding, assinou uma carta de intenção de compra de toda a unidade fabril da Volvo Buses, e além da compra, a Vargas vai incorporar de imediato boa parte dos funcionários no terceiro semestre deste ano de 2023. Ao todo 1.600 trabalhadores podem ficar sem trabalho com a venda da fábrica. Para esses, a montadora informa que já está em negociação com os sindicatos.
Por fim, a decisão não terá efeitos nas fábricas de chassi para ônibus Suécia e no Brasil. No México e Estados Unidos onde a montadora tem participação com marcas como Prevost e Novabus também não serão afetados.
Do AutoPapo