Volvo encerra parceria com MWM e produzirá motor do VM em Curitiba
Com a introdução das novas regras de emissões para veículos pesados Proconve P8, equivalente ao Euro 6, a parceria da Volvo com a MWM para fornecimento de motores da linha VM, iniciada em 2003, será encerrada. A partir de janeiro os caminhões semipesados serão equipados com o motor Volvo D8K, um 6 cilindros com 8 litros e duas potências, 290 cv e 360 cv. Será montado na fábrica de Curitiba, PR, a princípio com boa parte da sua composição importada, mas a ideia é gradativamente desenvolver fornecedores locais para reduzir a dependência de peças do Exterior.
Segundo Wilson Lirmann, presidente para a América Latina, a decisão foi tomada com base na equação de custos: ficou mais favorável introduzir na linha de montagem um motor já existente na companhia, aplicado em ônibus, caminhões, máquinas da Volvo CE e motores estacionários Penta. Nesta primeira etapa o motor será importado no chamado modelo long block, com blocos, virabrequins, pistões e bielas vindos da operação indiana da Volvo.
Mas de 70% a 80% da montagem será feita na fábrica do Paraná, que passou por mudanças para receber a nova linha e as novas tecnologias exigidas pelas normas Euro 6. Até a geração atual – a nova, apresentada na segunda-feira, 3, começará a ser produzida em 2023 – a linha VM era equipada com motor de 7 litros de 270 cv e de 330 cv, montados na MWM no bairro de Santo Amaro, em São Paulo.
Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo, calcula em até 10% a economia no consumo de combustível com o novo motor, que agregou sistema commom rail, um sistema de EGR arrefecido que permitirá menos consumo de Arla 32 e três catalisadores para o sistema de pós-tratamento de gases.
Da AutoData