Volvo inaugura 1º serviço de ônibus por assinatura do Brasil

Modalidade é exclusiva para modelos rodoviários pesados

A Volvo anunciou ontem no evento Lat.Bus Transpúblico 2021 que irá inaugurar no Brasil um novo serviço: ônibus por assinatura. Nesse modelo, o transportador contrata um pacote de serviços que inclui o ônibus e dura de 36 a 60 meses, sem a obrigatoriedade da compra.

O cliente recebe um ônibus completo de imediato, pronto para rodar, e passa a pagar um valor mensal pelo período do contrato acordado. Os serviços agregados, como manutenção, tacógrafo, despachante e até gestão de frota são definidos caso a caso. Ao final do contrato, ele escolhe se quer devolver o ônibus ou se deseja fazer uma proposta de compra. Dessa forma, consegue iniciar seu negócio sem ter que fazer o investimento da aquisição logo de cara.

“Trata-se de um modelo de leasing operacional, que é muito parecido com uma oferta de locação ou assinatura de veículos, que existe no mercado de automóveis”, disse Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil, em comunicado à imprensa. O serviço é exclusivo para ônibus rodoviários pesados, como os chassis B420R+ e B450R+, recentemente lançados pela marca.

São modelos destinados para rotas extensas (mais de 400 km), que usam versões double decker (duplo piso) e low driver (posto do motorista rebaixado no primeiro piso). Podem ter configurações de eixos 6×2 e 8×2, com motorizações de 420 cv e 450 cv. A Volvo não informou qual o tamanho da frota que será dedicada ao serviço, dizendo apenas que ela será “limitada”.

Do Automotive Business