Volvo inicia uso de caminhões elétricos na logística da fábrica de Curitiba

Dez unidades do FM Electric estão no fluxo de peças entre os fornecedores e a produção

A Volvo coloca na operação logística da fábrica de Curitiba (PR) dez unidades do caminhão pesado FM Electric. A iniciativa tem caráter experimental e faz parte de mais uma etapa de estudo encabeçado pela Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran), no qual a Volvo é parceira, que busca criar regulamentações para o uso de elétricos na distribuição de carga.

Os veículos estão a serviço das empresas transportadoras Ritmo Logística e TLog em rotas de 380 km/dia no Paraná e Santa Catarina entre fornecedores de peças e a fábrica em regime just in time. As recargas elétricas nos veículos são realizadas nos intervalos de entrega e ao fim da jornada diária. Pelos cálculos da fabricante, a operação permitirá redução de 738 toneladas de emissão de CO2 por ano no fluxo logístico da empresa.

A introdução dos FM Electric na logística de abastecimento de peças se somam a outras iniciativas da fabricante no compromisso de descarbonizar as suas operações. A fábrica já é 100% alimentada por energia renovável, mais de 50 mil toneladas de resíduos deixaram de seguir para aterros com ações baseadas na economia circular e, mais recentemente, o abastecimento interno dos caminhões passou a ser feito com o Diesel Verde R5.

De acordo com a Volvo, nos últimos cinco anos, ocorreu redução de 30% nas emissões por veículo produzido em Curitiba. A empresa conta mais de 4,2 mil caminhões elétricos da marca em operação em 48 países. Eles fazem parte do objetivo da marca de reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030 e em 100% até 2040.

Do AutoIndústria