Volvo testa caminhão do futuro, que tem placas solares e foi criado no Brasil

Protótipo do tipo graneleiro atuará no Centro-Oeste para avaliar tecnologias que equiparão a próxima geração de veículos

A Volvo anunciou que vai iniciar a fase de testes do protótipo Efficiency Concept Truck, um modelo graneleiro que foi desenvolvido pela engenharia brasileira em conjunto com as equipes da matriz.

O caminhão-conceito foi construído sobre um Volvo FH 6×4 rodotrem, que recebeu algumas das mais avançadas tecnologias do segmento de transporte de grãos. Por isso, ele será testado levando a carga das regiões produtoras no Centro-Oeste do País para os principais portos de escoamento da safra.

Segundo a Volvo, a empresa escolheu essa aplicação e esse local porque “o Brasil tem um dos mais competitivos agribusinesses do mundo, quebrando anualmente recordes de produção de grãos, a maior parte transportada por caminhões. ” Fabrício Todeschini, diretor de engenharia de veículos da Volvo no Brasil, diz que esse caminhão é uma espécie de laboratório sobre rodas, onde serão testadas tecnologias que chegarão aos veículos de série no futuro.

Todas as inovações que foram agregadas ao veículo experimental visam reduzir o consumo de combustível, melhorar a disponibilidade de operação e aumentar a segurança durante todo o processo de utilização. Até os menores detalhes foram levados em consideração para melhorar a eficiência energética do conjunto, como a adoção de painéis solares. A Volvo explica que este é o primeiro caminhão a ter um sistema próprio de geração de energia.

Do Automotive Business