Volvo testará caminhões elétricos a hidrogênio a partir de 2025

Com autonomia de até 1.000 quilômetros com um tanque de hidrogênio, caminhões elétricos da Volvo emitirão apenas vapor de água pelo escape

A Volvo Trucks começará a testar caminhões elétricos a hidrogênio em 2025. A empresa adaptará os veículos para operações de longas distâncias, com foco inicial na Europa. Estes modelos serão opção no futuro para regiões com pouca oferta de recarga de baterias. Segundo a montadora, os caminhões a hidrogênio emitem apenas vapor de água e têm autonomia de até 1.000 km. Ou seja, quase uma ida e volta de São Paulo ao Rio de Janeiro.

A montadora acredita que os testes mostrarão o potencial para esses caminhões em viagens maiores. De qualquer maneira, realizará os testes em clima severo. E com cargas pesadas, que terão algo em torno de 65 toneladas. Assim, a Volvo quer analisar todas as diferentes características da operação de transporte. Incluindo aspectos como dirigibilidade, bem como a experiência do motorista.

A tecnologia funciona assim: as células de combustível geram sua própria eletricidade após passarem por processo químico no sistema do veículo. Dessa forma, não é necessário a recarga das baterias em fonte externa. Além disso, o resultado da reação química é o vapor de água. Segundo a Volvo, os caminhões da marca usarão duas células de combustível com capacidade para gerar 300 kW de potência. E terão tempo de reabastecimento de cerca de 15 minutos.

A tecnologia de célula de hidrogênio está na fase inicial. Embora existam benefícios, há desafios. Especialmente em relação ao fornecimento do combustível. Ele é feito de fontes de energias renováveis – como a eólica, hídrica e solar. Por fim, outro desafio é a rede de abastecimento. A Volvo abastecerá os veículos a hidrogênio nas garagens das empresas. Elas serão selecionadas pela montadora no período de testes.

Do Estradão