Volvo vai fabricar caminhões elétricos no Brasil

A Volvo abriu os trabalhos da Fenatran 2022 já na pegada da descarbonização. Não só para enaltecer a exposição do seu caminhão elétrico FM, como também para indicar que está nos planos a produção de veículos elétricos pesados na América Latina e no Brasil. À Automotive Business, o presidente a Volvo América Latina, Wilson Lirmann, confirmou o que minutos antes o chefe global da fabricante sueca, Roger Alm, tinha sinalizado na coletiva de imprensa de abertura da Fenatran: a Volvo quer e terá uma linha montagem elétrica no Brasil.

“Nós vamos fabricar caminhões elétricos no Brasil. A grande questão é quando. Precisamos ver várias questões e trabalhar uma cadeia de fornecedores. Mas o Brasil é um mercado estratégico no nosso processo de descarbonização”, afirmou Lirmann. Minutos antes, o presidente global da Volvo Truck, Roger Alm, destacou a transformação para eletrificação no segmento. E também fez questão de frisar a importância do Brasil nesse processo.

“Há pouco tempo havia uma discussão se era possível a eletrificação de caminhões. Hoje, vendemos mais de 3.500 caminhões elétricos em 30 países. Esta transformação acontecerá rápido e quero vender e fabricar caminhões elétricos do Brasil”, afirmou o executivo, que foi presidente da Volvo na América Latina entre 2009 e 2014.

Enquanto esses tempos não chegam, para o Brasil, o FM Eletric importado da Suécia já tem uma programação inicial. Ele chegará no primeiro trimestre de 2023 para testes com clientes. Ele é voltado especialmente para distribuição em grandes centros urbanos. A Volvo tem metas sustentáveis globais parecidas com as de outras fabricantes. Até 2030, metade do volume vendido pela empresa será eletrificado. E até 2040, o objetivo é que 100% dos produtos da marca sejam puramente elétricos.

Do Automotive Business