Volvo vai produzir ônibus biarticulado elétrico no Brasil em 2025
A Volvo Buses vai começar a produzir um ônibus biarticulado elétrico em sua fábrica brasileira na Grande Curitiba (PR). Segundo o presidente da divisão, André Marques, a produção se iniciará no primeiro trimestre de 2025 e a expectativa é de que, no fim deste ano, a empresa comece a comercializar o modelo.
A informação foi dada durante o Lat.Bus 2024 – Feira Latinoamericana de Transporte, que acontece até quinta, 8, em São Paulo (SP). “Vamos iniciar os testes de validação do modelo em Curitiba (PR) e já devemos ter todas as certificações no final deste ano”, disse Marques. “Esse veículo faz parte do investimento de R$ 250 milhõesanunciados no ano passado para a plataforma elétrica, que conta ainda com o veículo articulado e o padron.”
Segundo a Volvo, a plataforma BZRT – Bus Zero Rapid Transit, poderá receber carrocerias articuladas ou biarticuladas de até 28 metros para levar até 250 passageiros. Além do mercado brasileiro, o veículo poderá ser exportado para os mercados da América Latina, que demandam ônibus de alta capacidade.
“A engenharia brasileira liderou o desenvolvimento dessa plataforma, justamente por termos o conhecimento desse tipo de veículo”, ressaltou o executivo. “Os primeiros testes devem começar em Curitiba, onde já validamos o BZL, plataforma também elétrica, mas que tem opção somente do veículo piso baixo. Esse modelo, porém, continuará sendo produzido na Suécia e importado para o Brasil.”
Do Automotive Business