Votação virtual de acordos garante participação, democracia e isolamento social
Para garantir o isolamento social dos trabalhadores diante da pandemia do Covid-19, o Sindicato tem realizado assembleias com votação virtual no novo site dos Metalúrgicos do ABC. Já foram realizadas consultas aos trabalhadores em sete empresas, que apreciaram e aprovaram as negociações feitas para garantir o isolamento social, emprego e renda.
“Temos que garantir o isolamento social para evitar um colapso do sistema de saúde neste momento, preservar a saúde e a vida dos trabalhadores e seus familiares. Para isso, o Sindicato não parou de trabalhar, mesmo cada um na sua casa, continuamos a negociar propostas com as empresas e também criamos as ferramentas necessárias para que os trabalhadores pudessem apreciar os acordos na segurança dos seus lares”, explicou o diretor executivo, Carlos Caramelo.
Já aprovaram as propostas os companheiros e companheiras nas empresas Toyota, Kostal, Rassini, Arteb e SM, em São Bernardo; Delga, em Diadema; Dura Automotive, em Rio Grande da Serra.
“A votação aconteceu de forma tranquila e com ótima participação dos trabalhadores, o que legitima todo o processo criado, desde a negociação até a votação, de maneira democrática e participativa”, afirmou.
Conforme as negociações com as empresas foram ocorrendo, o Sindicato avisou os companheiros da votação. O link “Assembleia online” está disponibilizado no site, com um vídeo do passo a passo para a participação. Ao digitar seus dados, o trabalhador terá acesso ao ambiente de votação, com vídeo explicativo da coordenação ou dos CSEs e a opção de aprovar ou não o que foi negociado. Os resultados das assembleias online também foram disponibilizados no site logo após o término do período de votação.
“A experiência é nova e os trabalhadores responderam ao chamado do Sindicato, conheceram a proposta e votaram sim, como se tivessem levantado as mãos em uma assembleia presencial. O Sindicato não abre mão da defesa da classe trabalhadora e de seus valores democráticos”, ressaltou.
“É um modelo provisório de assembleia para atravessar este momento de pandemia, que não substitui olhar nos olhos dos trabalhadores”, concluiu.
Veja os resultados das assembleias no link abaixo: