Vote no Prêmio João Ferrador

A partir de amanhã a categoria pode votar nas pessoas e entidades que concorrem ao 2º Prêmio João Ferrador de Cidadania, promovido pelo Sindicato. Confira os candidatos e faça sua escolha.

Personalidades e entidades são escolhidas. Vote pela internet

A comissão organizadora escolheu as três entidades e as três personalidades que disputarão o 2º Prêmio João Ferrador de Promoção da Cidadania.

Os ganhadores serão escolhidos pela categoria em votação direta pela página do Sindicato na internet www.smabc.org.br) e por meio de cédulas em algumas fábricas (leia abaixo).

A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no próximo dia 12 de maio, data do 51º aniversário de fundação do Sindicato, a partir das 18h, na Sede.

Na categoria personalidade, disputam o prêmio o jornalista Bernardo Kucinski, o filósofo Lula Ramires e o professor Ivan Seixas.

Concorrem na categoria entidades a SOF – Sempre Viva Organização Feminina, o Movimento Nacional da Luta Antimanicomial e o Dieese (Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Sócio-Econômicas) (Leia abaixo os currículos).

A biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, que dá nome à lei que garante mecanismos especiais de proteção à mulher vítima de violência, foi escolhida para ser a homenageada no dia.

 

Assuntos
“A Comissão procurou indicar pessoas e entidades envolvidas nos principais assuntos em debate na sociedade atualmente”, disse Carlos Alberto Gonçalves, o Krica, diretor executivo do Sindicato e responsável pelo prêmio.

Ao escolher uma entidade feminina, a comissão homenageou os 100 anos do Dia Internacional da Mulher. O mesmo ocorreu com a luta pela democratização dos meios de comunicação, lembrada pela escolha de um jornalista comprometido com esse movimento.

A mobilização contra a discriminação sexual está representada por um militante do LGBTTTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis,Transexuais, Transgêneros e simpatizantes). A luta contra a tortura e pela abertura dos arquivos da ditadura também faz parte da relação.

Já a contribuição do Dieese ao movimento sindical é conhecida, ao passo que a luta contra os manicômios e pela inserção das pessoas com doença mental na vida cotidiana ganha cada vez mais destaque no País.

“Agora cabe à categoria se informar sobre cada um deles e votar no nome e na entidade que, de seu ponto de vista, mais contribuiu com a promoção da cidadania, dos direitos humanos e sociais, da justiça e da democracia”, finalizou
Krica.

Conheça os indicados

Categoria Entidades:
O Dieese foi criado pelo movimento sindical brasileiro há 55 anos para produzir dados para negociações. Na década de 1970, ganhou expressão nacional ao se contrapor aos índices oficiais de inflação. A recuperação dessa diferença no salário foi o combustível para as greves na categoria no final dos anos 1970.

O Movimento Nacional da Luta Antimanicomial surgiu para se
contrapor à forma tradicional de tratar a loucura, caracterizada pelo asilamento e pela violência. Pela
terapia tradicional, o portador de transtorno mental internado numa instituição psiquiátrica é alguém sem direitos, submetido ao poder da instituição e de quem o afastou e o excluiu.

SOF – Sempreviva Organização Feminista é uma ong feminista com atuação nacional que existe desde 1963.
Seu objetivo é contribuir na construção de uma política feminista articulada ao projeto democrático-popular de igualdade de relações entre homens e mulheres.

Categoria Personalidades

Bernardo Kucinski, 73 anos, é um dos mais importantes jornalistas do campo progressista no Brasil. A indicação foi feita por sua contribuição ao debate sobre a democratização dos meios de comunicação no País. Foi assessor da Presidência da República durante o primeiro mandato do presidente Lula.


Ivan Seixas foi preso político e torturado durante a ditadura militar.
É membro da Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos e presidente do Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Humana São Paulo, entidades que defendem direitos humanos e lutam pela abertura dos arquivos da ditadura.


Lula Ramires é graduado em Filosofia, Mestre em Educação pela USP e coordenador de Política, Ativismo e Comunidade do Corsa – Cidadania, Orgulho, Respeito, Solidariedade e Amor. Trata-se de uma ong fundada em 1995 para a defesa dos direitos civis e humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e simpatizantes.

Faça sua escolha. Vote!
A partir de amanhã, acesse a página do Sindicato na internet: www.smabc.org.br, leia o currículo completo de cada um e faça a escolha. A votação por meio de cédulas vai ocorrer nesta sexta-feira, dia 7, na Mercedes-Benz, Ford, Magneti Marelli, Rolls-Royce e Dura. Na segunda-feira, dia 10, a votação será na IGP. Os nomes dos vencedores serão divulgados terça-feira.