Vox Populi diário (quinta, dia 9): Dilma 53%, Serra 21% e Marina 9%

A medição diária do tracking Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial mostra nesta quinta-feira (9) traz a candidata do PT com 53% das intenções de voto, ela tinha 54% ontem. A oscilação ocorreu dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos.

Depois que passou a ser bombardeada pela mídia e pela campanha do adversário José Serra (PSDB) com calúnias sobre o caso da quebra de sigilos fiscais, a petista registrou queda de 3 pontos, dois pontos ontem e um ponto hoje.

Mas ao contrário do que supunham seus adversários, os eleitores que deixaram Dilma temporariamente não migraram para nenhuma outra candidatura. Apenas reforçaram o contigente de indecisos e dos que votam nulo ou em branco.

O segundo colocado, José Serra, permanece com 21%, mesmo índice registrado na última medição. A candidata Marina Silva (PV) também permaneceu estável, com 9% das intenções de voto. Votos brancos e nulos oscilaram positivamente um ponto e chegaram a 5%. O número de indecisos também cresceu um ponto em dois dias e está em 11%.

Os últimos dois dias apresentam um movimento diferente da primeira semana da sondagem (entre os dias 31/08 e 06/09) quando Dilma havia ganhado 5 pontos e Serra perdido 4. Uma mudança de tendência, no entanto, só é consolidada após três dias de medição, segundo o diretor-presidente do Vox Populi, João Francisco Meira.

A região onde Dilma tem o melhor desempenho é o Nordeste, com 69% dos votos contra 13% de Serra e 6% de Marina. Já José Serra tem o seu melhor desempenho no Sul, onde chega a 28% contra 47% de Dilma e 5% de Marina.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, Dilma tem 43%, Serra tem 17% e Marina tem 7%. Lula é citado por 2% e “o candidato do PT” também recebe 2%.

O tracking Vox/Band/iG conta com 2.000 entrevistas, sendo que um quarto dessa amostra é renovada diariamente. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada junto ao TSE sob o nº 27.428/10.

Do Vermelho, com informações do iG