VW Caminhões e Ônibus planeja entregar dez E-Volksbus a São Paulo até o fim do ano
A Volkswagen Caminhões e Ônibus começou a negociar o e-Volksbus durante a Lat.Bus Transpúblico 2024, realizada no São Paulo Expo de 6 a 8 de agosto. Enquanto negocia com futuros clientes acelera a produção para entregar pelo menos dez unidades a operadores de São Paulo até o fim do ano, segundo o vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen Ricardo Alouche.
O objetivo, de acordo com ele, é legitimar os predicados dos veículos antes que ele chegue ao mercado em geral: “Os testes já foram feitos. O objetivo agora é que estes veículos rodem nas mãos de clientes a fim de certificar que são bons e econômicos antes das entregas para o mercado em geral. Por se tratar de uma inovação nós preferimos entrar no mercado de maneira cautelosa: não por causa do produto, mas, para junto do cliente, criarmos argumentos de vendas”.
Um diferencial no qual o executivo aposta para emplacar o modelo, cujo preço encarroçado gira em torno de R$ 3 milhões a R$ 3,2 milhões, está na sua autonomia. A licitação da cidade de São Paulo, por exemplo, determina que os ônibus elétricos ofereçam pelo menos 250 quilômetros de autonomia – a do e-Volksbus gira em torno de 250 quilômetros a 350 quilômetros, a depender da configuração de baterias, que pode ir de oito a doze pacotes.
O protótipo do veículo foi apresentado em maio de 2023 na fábrica de Resende, RJ, onde será fabricado. Embora compartilhe diversos componentes do caminhão e-Delivery, que possui em torno de 90% de índice de nacionalização, o e-Volksbus não terá, inicialmente, porcentual tão elevado, pois motor e baterias serão importados. O número não foi divulgado, por ora, mas segundo Alouche eixo, suspensão, transmissão, longarina, painel, chicotes e conectores, por exemplo, serão nacionais.
Da AutoData