VW começa a construir ‘giga fábrica’ de baterias para carros elétricos

Com produção prevista para ter início em 2025, nova "giga fábrica" da VW pretende fornecer baterias para cerca de 500 mil carros elétricos

A Volkswagen deu início à construção da sua primeira “giga fábrica” de baterias para carros elétricos na Alemanha. A unidade, que fica em Salzgitter, receberá um investimento maciço de mais de 20 bilhões de euros até 2030 e promete contratar cerca de 20 mil pessoas na Europa. Tal como a Tesla e outras marcas, incluindo a General Motors, a VW chama a nova fábrica de “Gigafactory” por conta do tamanho equivalente a 30 campos de futebol.

Com gestão da PorwerCo, a unidade terá capacidade anual de 40 gWh e vai fornecer baterias para cerca de 500 mil veículos elétricos. Dessa forma, a nova empresa será responsável por gerenciar as operações internacionais, bem como cuidará do desenvolvimento da tecnologia das células. A produção, inclusive, está prevista para começar em meados de 2025.

Vale dizer que a PowerCo também estará à frente de toda a cadeia de valor das baterias e do fornecimento de equipamento das fábricas da VW. Assim, a ideia é que, mais para frente, sejam incluídos novos produtos como, por exemplo, sistemas de armazenamento para a rede de energia. De acordo com as informações, já existem projetos de mais três fábricas, sendo que a próxima será em Valência, na Espanha. No entanto, além da Europa, a marca também estuda levar outras unidades para a América do Norte.

Sendo um passo importante na estratégia de mobilidade da VW, o grupo revelou que pretende trabalhar com células de baterias prismáticas unificadas. Ou seja, segundo a marca, são produtos que apresentam uma química nova, que é flexível e compatível com cerca de 80% dos modelos. Dessa forma, permitirá uma redução de 50% nos custos totais.

Do Jornal do Carro