VW e-Delivery vendeu quase 500 unidades em um ano

Primeiro caminhão elétrico de produção nacional em série, o VW e-Delivery agora tem quase 500 unidades entregues em um ano no mercado nacional. O veículo, desenvolvido localmente pela divisão comercial do grupo alemão, é um importante impulsionador da eletrificação no setor de transportes do Brasil.

Com foco em atuação urbana, o VW e-Delivery foi projetado para atender serviços como de energia elétrica, cargas refrigeradas, plataforma de guincho de veículos, coleta de resíduos, transporte de GLP e, especialmente, distribuição de bebidas. Tendo capacidade de carga de 11 ou 14 toneladas de PBT, com inclusão ou não de eixo auxiliar de rodado duplo, o VW e-Delivery terá a capacidade ampliada a partir de janeiro, com mais 700 kg no primeiro e 200 kg no segundo, melhorando seu custo-benefício.

De olho não só nos grandes centros, a VWCO também foca em estados onde há isenção de IPVA para veículos elétricos, ampliando assim os horizontes do caminhão elétrico nacional, que também será exportado para a América Latina, alcançando da Argentina ao México. A empresa também ambiciona alcançar um nível de conectividade elevado, assim como de sistemas autônomos, que tornarão seu caminhão mais avançado e rentável no futuro.

Por ora, a VW oferece somente o e-Delivery como veículo elétrico, mas a plataforma pode gerar futuramente um micro-ônibus elétrico, que poderia disputar com o chassi da BYD, um espaço no transporte público eletrificado do futuro. Atualmente, só São Paulo quer trocar 20% da frota da capital por ônibus elétricos, abrindo oportunidade para a marca entrar.

Da AutoData