VW incentivará uso do etanol com aplicativo, programa de pontos e recompensa

Em parceria com outras empresas, montadora quer colaborar na redução da emissão de CO2

A Volkswagen do Brasil é uma das montadoras que mais investe em desenvolvimento de soluções ligadas ao etanol no país. Com a meta de neutralizar as emissões de CO2 até 2050, a Way To Zero, anunciou uma parceria com outras grandes empresas para o programa Abasteça Consciente, que dará incentivos aos clientes que usarem o combustível vegetal em seus modelos Volkswagen.

Inicialmente, o aplicativo estará disponível para modelos equipados com o sistema multimídia VW Play. Usando a rede de comunicação com o carro, como injeção eletrônica, monitorará a quantidade de etanol no tanque e, com base no consumo, indicará a quantidade de CO2 emitida no percurso, seja com gasolina ou etanol, considerando também o processo de produção. O app também faz o cálculo de qual combustível vale a pena com base em valor, colocado manualmente pelo proprietário.

Isso estará também no aplicativo de smartphones Meu VW. Segundo a VW, 96% da frota circulante da marca é composta por modelos flex – vale lembrar que foi o Gol, em 2003, quem estreou a tecnologia no Brasil. Para incentivar o uso do etanol, o aplicativo da VW Play terá um programa de pontos, ainda não divulgado por completo, que poderá ser trocado por revisões, por exemplo, e outras vantagens em empresas parceiras.

A Bosch desenvolverá um sistema para veículos a partir de 2012 e sem a VW Play para a mesma funcionalidade. Esse programa é uma parceria entre Volkswagen do Brasil, Bosch, Localiza, Raízen, Volkswagen Financial Services e a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia). Estará disponível aos clientes VW em alguns meses.

Do Motor1