VW negocia com marca chinesa para produzir carros elétricos populares

Rumores de uma joint venture com a Leap Motor para transformar o nome Jetta em uma marca de elétricos de baixo custo

A Volkswagen está focada na China. Ela quer crescer por lá e está trabalhando em várias parcerias para aumentar as vendas de carros elétricos. E a novidade agora é que a montadora está em negociações com a Leapmotor, uma fabricante chinesa com a qual gostaria de criar uma joint venture. O objetivo: relançar a marca Jetta que a Volkswagen adota no país para toda uma família de carros elétricos mais acessíveis.

A Leapmotor, que é de propriedade do grupo FAW, poderia fornecer especificamente a plataforma elétrica sobre a qual a Volkswagen poderia construir seus carros. O jornal de negócios chinês Cailianshe divulgou a notícia. Nem a Volkswagen nem a Leapmotor comentaram oficialmente. No entanto, nesta semana, a Leapmotor revelou uma nova plataforma – chamada Four Leaf Clover – para carros elétricos desenvolvida internamente, e o CEO da marca, Zhu Jiangming, disse que gostaria de licenciar sua nova tecnologia para outras montadoras, caso elas estivessem interessadas.

O número um da Leapmotor também acrescentou que já está em negociações avançadas com dois fabricantes estrangeiros. A Leapmotor afirma que sua nova arquitetura tem uma plataforma de computacional integrada capaz de controlar todas as funções inteligentes, incluindo a condução autônoma de um veículo elétrico.

Essa arquitetura reduz o número de controladores de 42 para 28, o cabeamento de 1.800 para 1.500 metros, a largura de banda de dados pode ser aumentada de 100 Mbps para 1000 Mbps e o modo de gerenciamento de energia também pode ser aumentado de mais de 10 para mais de 30. A Leapmotor já está trabalhando em uma versão evoluída da plataforma, que chegará ao mercado em 2025 e introduzirá um software mais potente com melhor poder de computação.

Do InsideEVs