VW terá 23 lançamentos no Brasil em 2011, diz presidente da companhia
Objetivo da fabricante é produzir 1 milhão de unidades no país até 2014. Para isso, companhia amplia setor de pintura na planta de São Bernardo
O ano de 2011 é considerado chave na estratégia da Volkswagen para o Brasil. De acordo com o presidente da Volkswagen no país, Thomas Schmall, a companhia quer atingir 1 milhão de unidades produzidas por ano a partir de 2014 e, para isso, aposta nos 23 lançamentos reservados para o ano que vem. Meta nem um pouco ambiciosa, ao considerar que a empresa é líder na venda de automóveis no Brasil, sendo que em primeiro lugar do ranking está o modelo Gol.
Schmall não especificou nenhum detalhe das novidades, mas sabe-se que não se trata apenas de modelos totalmente novos. O número inclui versões, séries especiais e facelifts. O que o presidente da VW do Brasil especifica é que para o próximo ano é aguardado uma globalização maior da marca, assim como a entrada de novas tecnologias. Afirmação que leva à espera de mais carros importados pela fabricante, como os novos Passat e Jetta.
A produção de automóveis e comerciais leves da Volkswagen no Brasil deve atingir no fim deste ano, segundo perspectivas da própria montadora, 832 mil unidades. O volume é 5% acima das 770 mil unidades registradas em todo o ano de 2009. Já as exportações devem crescer 27% neste ano, para 160 mil unidades. As importações, por sua vez, devem somar 38 mil carros. “O Brasil representa 17% das vendas totais da Volkswagen”, ressalta Schmall.
Para atingir esse patamar, a Volkswagen precisou contratar neste ano 1,3 mil pessoas, sendo que 600 apenas para a fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Dessas, 300 funcionários vão trabalhar exclusivamente no novo módulo de pintura, inaugurado oficialmente nesta segunda-feira (6).
A pintura é considerada o setor que mais gera gargalos em uma linha de produção. Isso porque para aumentar a sua produtividade, não é possível fazer ajustes. Ou seja, é necessário investimento em novas máquinas.
De acordo com Schmall, devido à alta perspectiva de produção, foi necessária a aquisição de novos equipamentos. A verba para isso está dentro dos já anunciados R$ 6,2 bilhões em investimentos destinados para os anos de 2010 a 2014.
Segundo ele, com a ampliação, a capacidade produtiva da fábrica de São Bernardo do Campo passará de 1,3 mil unidades por dia para 1,6 mil unidades por dia. “Com isso, a capacidade total da Volkswagen no Brasil será de 3,5 mil unidades por dia”, destaca o presidente da Volkswagen no Brasil.
Do Auto Esporte