VWCO contrata em Resende e vai focar na internacionalização em 2023

Empresa planeja levar fórmula do sucesso no Brasil a outros mercados emergentes da América Latina, África e Ásia

Até outubro deste ano, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) foi responsável por quase 30% das vendas de caminhões no Brasil. A partir do ano que vem, a companhia pretende trabalhar para ter a mesma posição forte em outros mercados emergentes do mundo. “Vamos replicar o sucesso que temos aqui em mais países”, disse Roberto Cortes, CEO da companhia, em almoço com a imprensa na quinta-feira, 1º.

Segundo ele, a internacionalização da marca será o grande foco de 2023. A montadora já exporta veículos e mantém operações em outros mercados, mas com as decisões estratégicas concentradas no Brasil. A partir de agora, o plano é abrir escritórios nos outros países, garantindo mais proximidade para mapear e atender as necessidades de cada região, além de reforçar a vocação da VWCO como marca do Grupo Traton para regiões emergentes.

A empresa já conta com uma sede administrativa no México para coordenar a estratégia para a América Central. Os países da América do Sul seguirão atendidos pelo Brasil. Já no médio prazo a meta é avançar na África e no Oriente Médio, que também vai contar com um escritório próprio em local a ser definido.

Enquanto pisa no acelerador com o projeto de internacionalização, no Brasil a VWCO encerra 2022 com o quadro de trabalhadores da fábrica de Resende (RJ) maior. “Contratamos 200 pessoas ao longo do ano para atender ao crescimento da demanda pelos nossos caminhões e ônibus”, diz Cortes. Com as admissões, a empresa encerrará o ano com pouco mais de 5 mil funcionários no Brasil.

Do Automotive Business