VWCO vende seu maior lote de ônibus para Angola, na África

Governo compra 130 Volksbus encarroçados pela Marcopolo como parte da retomada do programa de ampliação das frotas

A Volkswagen Caminhões e Ônibus embarcou na última segunda-feira, 27, 130 ônibus com destino à Angola, o maior lote de veículos já exportados para o país africano. Todos os veículos são do modelo Volksbus 17.210 e vão ajudar a ampliar a frota de ônibus urbanos em 18 municípios, incluindo a capital Luanda. Montados na fábrica da VWCO em Resende (RJ), os chassis são equipados com motores Euro 2, também fabricados no Brasil e fornecidos pela MWM Motores.

O lote foi encarroçado pela Marcopolo em Caxias do Sul (RS) e embarcou a partir do Porto de Paranaguá (PR), que tratou de toda a logística para transportar tantos ônibus de uma só vez, operação inédita para o porto. Todos os ônibus também são equipados com o novo kit de proteção BioSafe, criado pela Marcopolo e que consiste em um sistema de divisórias que funcionam como barreira de proteção física para motoristas e cobradores, como forma de reduzir a possibilidade de contágio pelo coronavírus.

Segundo Leonardo Soloaga, diretor de vendas internacionais da VWCO, a compra efetuada pelo Ministério dos Transportes da Angola faz parte da retomada do programa de ampliação de renovação de frota, que estava parado há dois anos. Com este novo lote, a montadora soma quase 700 enviados ao país africano.

A maior parte dos veículos, 87%, será destinada ao transporte público de passageiros. Outros 8% destinam-se a demandas específicas de transporte de passageiros ligados a ministérios, hospitais e projetos sociais, enquanto os 5% restantes serão dedicados ao transporte de passageiros para instituições de ensino superior.

Do Automotive Business