Waymo tem expansão de robotáxis pausada na Califórnia
A Divisão de Proteção e Execução do Consumidor (CPED), da Comissão de Serviços Públicos da Califórnia (CPUC), suspendeu o pedido da Waymo para expandir seu serviço de robotáxi nos condados de Los Angeles e San Mateo. Conforme a Reuters, a pausa ficará em vigor até 19 de junho, enquanto a empresa realiza “análises adicionais”.
A decisão do regulador vem após colisões de dois veículos autônomos da Waymo, seguida pela necessidade de um recall de 400 robotáxis, já que um erro de software foi identificado. A medida não altera a capacidade da divisão da Alphabet de operar veículos sem motorista em São Francisco. No entanto, interrompe os planos da empresa de expandir sua circulação — pelo menos até junho de 2024.
Segundo o CPED em seu site, o pedido da empresa foi suspenso para posterior análise da equipe. De acordo com a Waymo, a suspensão é parte comum do processo de revisão padrão e robusto do CPUC. Um pedido não aprovado nos primeiros 30 dias (a Waymo enviou o pedido em 19 de janeiro) fica suspenso por até 120 dias, conforme os regulamentos do CPUC. Essa suspensão pode ser prorrogada por mais 180 dias caso não seja aprovada. E pode ser ainda rejeitada ou retirada.
Atualmente, a Waymo possui autorização para rodar com seus robotáxis em São Francisco, em rodovias do Arizona e em algumas partes de Los Angeles. A empresa também planeja expandir seu serviço de carona sem motorista para o Texas, onde já realiza testes. O pedido para expansão nas cidades da Califórnia é particularmente importante porque incluiria o acesso ao Aeroporto Internacional de São Francisco, o que impulsionaria a demanda da empresa.
Do Olhar Digital