XCMG projeta produção de caminhões elétricos no Brasil em dois anos

Montadora chinesa deve iniciar operação com montagem local de chassis e cabines em Pouso Alegre (MG)

A XCMG pretende produzir caminhões elétricos no Brasil, em sua fábrica instalada em Pouso Alegre (MG), em dois anos. Até lá, disse o vice-presidente Tian Dong, vice-presidente na região, a empresa espera construir uma rede local de fornecedores e, também, aguardar novas políticas industriais voltadas para o segmento de veículos elétricos.

“Vamos passo a passo. O primeiro foi trazer ao mercado brasileiro uma oferta de modelos importados. A próxima será construir uma rede fornecedores locais para iniciar a produção em dois anos”, contou o executivo na quinta-feira, 1º, durante lançamento de linha de caminhões em Araçariguama (SP).

Ainda de acordo com o executivo, a ideia é que em um primeiro momento seja realizada na fábrica de Minas Gerais a montagem de chassis e cabines por meio de componentes produzidos localmente por fornecedores. Baterias e outros componentes do powertrain elétrico, como controladores de inversores, serão importados da China, onde fica a sede da fabricante. A fábrica de Pouso Alegre, inaugurada em 2014, recebeu até hoje US$ 500 milhões e tem capacidade para produzir 10 mil veículos/ano.

Ali, por ora, são produzidos os veículos que formam a oferta da companhia para o segmento fora de estrada. Enquanto não produz localmente, a empresa inicia sua operação comercial do mercado de caminhões com modelos importados. Na quinta-feira, a montadora apresentou o caminhão elétrico E7-49T 6×4. O modelo tem capacidade para carregar até 49 toneladas e tem autonomia de 150 km por carga completa. Foi apresentado pela primeira vez na Agrishow, em maio.

Do Automotive Business