Xiaomi faz um carro SU7 a cada 76 segundos com apenas 20 funcionários
Um vídeo da Xiaomi pode ser o pesadelo de muitos sindicatos de trabalhadores metalúrgicos, haja visto que a chamada Xiaomi Super Factory parece mais assustadora que uma Gigafactory da Tesla. O motivo é a altíssima automação da planta que no caso do SU7, permite que um carro saia a cada 76 segundos da linha de montagem. Bem, até aí sem nenhum susto para quem depende do setor automotivo, mas aí que vem a coisa. Essa enorme fábrica da Xiaomi em Xangai tem nada menos que 700 robôs e apenas 20 funcionários atuam no chão de fábrica.
Só na linha de montagem final são 381 robôs, sendo ali que ficam os poucos operários na fábrica. Tudo é feito automatizadamente, desde as chapas indo para as prensas até a armação da carroceria, incluindo até a inspeção técnica, dispensando uma pessoa. Outro ponto é que após ser pintado, já na linha final, até mesmo os para-brisas e rodas são colocados por robôs. Pense numa fábrica com pouco mais de 20 pessoas. Numa concessionária grande, existem muito mais profissionais trabalhando que nessa planta robotizada da Xiaomi.
Isso significa que a Xiaomi terá um custo de mão de obra extremamente baixo e, mesmo na China, ela ainda terá uma redução substancial, imagine com uma fábrica semelhante em regiões como Europa, EUA ou mesmo no Brasil. Obviamente que existem mais pessoas nas áreas periféricas da planta e dos fornecedores, mas isso mostra como a automação chegou num nível onde possivelmente apenas Elon Musk e alguns poucos imaginam.
Os robôs colocam dobradiças, apertam parafusos, colocam assentos, enfim, eles fazem praticamente tudo que um ser humano faz numa linha de montagem, porém, com precisão milimétrica. Com peças e componentes transportados por 181 veículos remotos AMR, a fábrica dispensa motoristas para abastecerem a linha de montagem.
Do Notícias Automotivas