Xiaomi recebe sinal verde e pode fabricar 100 mil EVs em 2024
A Xiaomi havia prometido um investimento de US$ 10 bilhões no setor automobilístico e estabeleceu uma meta de produzir seus primeiros carros no próximo ano
A Xiaomi conseguiu uma aprovação importante para fabricar veículos elétricos na China. Mais passo para a fabricante de smartphones começar a produção de EVs até o início de 2024, conforme o seu cronograma original. Segundo fontes da Reuters, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC), que regula novos investimentos e capacidade de produção na indústria automobilística da China, deu o aval para a empresa este mês.
A Xiaomi havia prometido um investimento de US$ 10 bilhões ao longo de uma década no setor automobilístico. Enquanto aguardava as aprovações, a empresa avançou no empreendimento, concluindo a construção de instalações capazes de produzir 200.000 EVs anualmente em Pequim, segundo uma reportagem do jornal estatal Beijing Daily. Sua meta é produzir seus primeiros carros em massa no primeiro semestre de 2024.
Havia dúvidas se o cronograma poderia ser cumprido, já que o NDRC tem sido cauteloso para aprovar novos planos de produção de EVs devido ao excesso de capacidade e desaceleração da demanda na China. A marca planeja usar seus milhares de lojas como showrooms para seus carros elétricos e acelerou a contratação de trabalhadores para sua fábrica de veículos elétricos na semana passada, dizem fontes da Reuters.
Embora a autorização aproxime a Xiaomi da produção em massa de veículos elétricos, o empreendimento ainda precisa de mais uma autorização, desta vez do Ministério da Indústria e Informação (MIIT), que avalia novas montadoras, requisitos técnicos e também de segurança. A empresa entrará no setor de fabricação de automóveis em um momento em que o maior mercado automotivo do mundo enfrenta problemas como excesso de capacidade e demanda em desaceleração, o que desencadeou uma guerra de preços.
Do Olhar Digital