Presidente do TST elogia atuação dos Comitês Sindicais de Empresa

Ministro João Oreste Dalazen visitou Sindicato e CSE na Mercedes-Benz


Sérgio Nobre, presidente do Sindicato, ao lado do presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, do secretário-geral do TST, Dr. Rubens Curado e do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Isaac do Carmo. Foto: Rossana Lana / SMABC

Depois de se reunir com diretores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC na manhã desta sexta-feira (3/2), o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, elogiou o sindicato, classificando-o de moderno, dinâmico, sério e combativo.

“É um Sindicato construído da base, com representatividade intensa devido à participação dos Comitês Sindicais de Empresa. Ele é construído de baixo para cima e isso contribui para a melhoria da vida e das condições de trabalho”, disse o ministro.

Para ele, o diálogo permanente que o Sindicato mantém com o empresariado é o responsável por esses avanços. “A atuação do Sindicato mostra que existe um sinal de luz no fim do túnel do sindicalismo”, comentou.

O encontro começou às 9h e esta é a primeira vez que o ministro visita um sindicato de trabalhadores na condição de presidente do TST.

O presidente do Sindicato, Sérgio Nobre apresentou ao ministro o anteprojeto de Acordo Coletivo Especial (ACE), elaborado pelo Sindicato e que vai tramitar este ano no Congresso.

O ACE moderniza as relações de trabalho, garantindo segurança jurídica aos acordos específicos entre sindicato e empresa. “Ele vai fortalecer a representação sindical na fábrica, estimulando a negociação coletiva”, disse Sérgio Nobre.

Depois do encontro na Sede do Sindicato, Sérgio Nobre acompanhou  o ministro em visita à fábrica da Mercedes Benz. Ele vai conhecer a linha de produção e o trabalho desenvolvido pelo Comitê Sindical de Empresa (CSE) na montadora.

SAIBA MAIS
Dalazen conhece Comitê Sindical na Mercedes

Da Redação