A prevenção é o melhor remédio
Comente este artigo. Envie um e-mail para juridico@smabc.org.br
Acidente de trabalho, segundo o Ministério da Saúde, ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte. Além disso, as doenças ocupacionais podem ser enquadradas nessa categoria.
O Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, como noticiado por esta Tribuna (27 de julho) é uma importante referência para se precaver contra os infortúnios relacionados ao mundo do trabalho.
Busca-se alertar trabalhadores, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovam um ambiente seguro, e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.
Ao contrário do que se apregoa, não se trata de algo inarredável ou impossível de ser evitado. O que se pretende sempre é um trabalho humanizado, seguro, com remuneração digna, que promova a saúde e permita a realização da vida e suas potencialidades. Essas são algumas qualificações que devem nortear o chamado trabalho decente.
No intervalo de dez anos, entre 2012 e 2022, o Brasil registrou quase sete milhões de acidentes ou adoecimentos resultantes do trabalho. São números alarmantes. Só perdemos para EUA e China.
As empresas precisam fazer a sua parte. Fornecer equipamentos de proteção adequados, orientar e proporcionar aos trabalhadores os meios necessários para se prevenirem.
E os trabalhadores, de sua parte, devem se interessar sobre o tema, participar das CIPAs e de todos os eventos a respeito do assunto. Além disto, devem adotar uma postura sempre segura na realização de suas atividades profissionais.
Conte sempre com o seu sindicato para enfrentarmos juntos este grave problema nacional.
Departamento Jurídico