Golpe do “falso advogado”

Comente este artigo. Envie um e-mail para juridico@smabc.org.br

Foto: Divulgação

Esta coluna sempre procurou alertar e denunciar os diversos golpes e ‘fake news’ (boatos) espalhados para lesar os interesses dos trabalhadores. Até alguns meses atrás, eram frequentes os golpes e boatos sobre pagamento de diferenças do FGTS ou de planos econômicos ou mesmo da revisão da vida toda para aposentados ou de tributação do PIX etc. Tudo falso para enganar trabalhadores.

O Sindicato sempre orienta os trabalhadores a terem cuidado e atenção para não caírem nestas artimanhas que visam causar-lhes prejuízos financeiros ou então gerar incerteza, medo e angústia.

A última novidade é o golpe do falso advogado, crime que já resultou em mais de 400 denúncias só em São Paulo.

Funciona assim: os golpistas têm acesso aos dados inseridos nos processos judiciais dos trabalhadores, que são públicos. Eles entram em contato com os clientes se passando pelo advogado contratado ou pelo respectivo escritório e solicitam transferências via PIX, alegando que o pagamento prévio de um valor é necessário para liberar um suposto crédito existente no processo.

Essa abordagem pode acontecer por invasão ou clonagem do WhatsApp (mesmo número do advogado ou do escritório), com a utilização de foto e logotipo.

Há, ainda, o caso de mensagens falsas por e-mail, SMS ou redes sociais, que se parecem com comunicações legítimas de autoridades ou empresas confiáveis.

Providências: a) fazer ‘prints’ da tela da conversa com o número do celular; b) salvar toda conversa; c) se caiu no golpe, salvar o comprovante do pagamento; e d) fazer um Boletim de Ocorrência.

A Polícia Civil avança na apuração dos casos com o cruzamento de informações para identificar possíveis quadrilhas responsáveis pela fraude.

Denuncie.

Departamento Jurídico