Dalazen conhece Comitê Sindical na Mercedes


Presidente do TST visitou o Sindicato e CSE na Mercedes nesta sexta-feira. Foto: Rossana Lana / SMABC

“Oxalá em todas as empresas houvesse representações sérias e responsáveis como aqui na base do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC”, disse nesta sexta-feira (3/2) o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, depois de conhecer atividade desenvolvida pelo Comitê Sindical de Empresa (CSE) na Mercedes-Benz.

“Foi uma visita extremamente positiva e animadora conhecer esta experiência notável do cultivo responsável das relações trabalhistas”, comentou.

Para o ministro, o CSE é o futuro das relações sindicais no Pais. “Ele representa uma comunicação direta entre os interlocutores sociais, atuando no espaço da empresa em que há o primeiro contato, ou o primeiro conflito, entre o trabalhador e o chefe”, afirmou.

O presidente do TST lembrou que onde existe o CSE há uma redução da rotatividade, a remuneração média é superior e existe ainda uma cultura de redução acentuada dos riscos de acidente de trabalho.

O presidente do Sindicato, Sergio Nobre, comentou que é fundamental o apoio do ministro João Oreste Dalazen ao projeto do Sindicato que vai tramitar no Congresso Nacional institucionalizando o CSE.

“O nosso modelo de representação sindical vai modernizar as relações de trabalho”, concluiu.

SAIBA MAIS
Presidente do TST elogia atuação dos Comitês Sindicais de Empresa

Da Redação