Eleições, fique atento!

Comente este artigo. Envie um e-mail para juridico@smabc.org.br

Foto: Divulgação

Eleições livres e limpas são um elemento essencial da democracia. Uma não vive sem a outra. A democracia deve se refletir na economia, com a maior distribuição das riquezas; na educação e cultura, com melhor acesso da população, sobretudo os mais carentes, ao conhecimento e aprendizado, além de desfrutar e participar da produção da arte, com inventividade e talento.

Envolve, ainda, a efetivação de outros direitos sociais, como a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados. Ao votar, o eleitor deve considerar o candidato que, com base no seu histórico de vida, reúne as melhores condições para melhorar seu acesso a todos estes direitos sociais e econômicos.

Portanto, na hora de votar, não caia no golpe do lobo em pele de cordeiro. Muitos dos que pedem seu voto hoje, depois te abandonam. E não se deixe enganar, denuncie os abusos aos órgãos competentes – tse.jus.br/eleicoes/sistema-de-alertas.

No caso de boatos e informações falsas, acesse justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato/#. Denúncias em São Paulo sobre fake news também podem ser feitas pelo telefone, pelo número 1491. Por último, no dia da eleição, se tiver alguma denúncia de fraudes ou crimes eleitorais, procure diretamente os cartórios das zonas eleitorais da sua cidade.

Departamento Jurídico