Redução da jornada sem redução salarial
Comente este artigo. Envie um e-mail para juridico@smabc.org.br
Reivindicação histórica deste Sindicato, a redução da jornada sem redução salarial ganhou força nos últimos dias nas redes sociais. O SMABC, desde a Campanha Salarial de 2023, vem dando prioridade a este tema, para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e gerar mais empregos na região.
Importante dizer que, em boa parte das indústrias da região, a semana já é de 40 horas de trabalho, ao passo que a legislação prevê hoje um teto de 44 horas.
Tais conquistas sempre foram obtidas “na marra”, com lutas intensas da categoria metalúrgica e forte negociação coletiva com as empresas. A realidade histórica mostra que somente na pressão os empresários cedem algo assim.
Recentemente, porém, foi apresentada uma proposta de emenda à Constituição de autoria da Deputada Erika Hilton para eliminar a escala atual de 6×1 – em que o trabalhador se ativa em seis dias e descansa um. A proposta sugere um limite de jornada semanal de 36 horas, e mantém o limite de 8 horas diárias. Além disso, propõe a possibilidade de quatro dias de trabalho semanais.
Como não poderia deixar de ser, também esta proposta sofre muita resistência por parte dos empresários.
A composição no Congresso Nacional é, majoritariamente, de parlamentares de direita, apoiados por empresas. Portanto, é difícil acreditar que alguma mudança via emenda constitucional possa vingar. Neste caso, será preciso um quórum de 3/5, em dois turnos, tanto na Câmara, como no Senado.
De toda forma, o importante mesmo, neste momento, é retomar este debate para que os trabalhadores possam usufruir de mais tempo livre, conviver melhor com familiares e amigos, estudar e se aprimorar inclusive profissionalmente, curtir momentos de lazer e descanso etc.
Vamos aproveitar a onda e pressionar o Congresso Nacional e os empresários! Só assim os trabalhadores conquistarão seus direitos!
Departamento Jurídico