Trabalhador na Mercedes entra para direção do Dieese
Max Pinho, do CSE na Mercedes. Foto: Paulo de Souza / SMABC
O coordenador da Juventude Metalúrgica do ABC e membro do CSE na Mercedes-Benz, Ângelo Máximo Pinho, o Max Pinho, assume a direção executiva do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), instituição que dá apoio aos sindicatos brasileiros nas áreas de pesquisa e educação.
Max substituirá João Cayres, membro do SUR na Ford, que deixou o Departamento para se dedicar integralmente à Secretaria Geral e à Secretaria de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM-CUT).
“O Dieese é um departamento estratégico, pois traz dados que fundamentam as reivindicações dos trabalhadores”, afirmou Max. “São números, estatísticas e pesquisas, que dão segurança na mesa de negociação”, completou o dirigente.
Trajetória
A atuação sindical do trabalhador na Mercedes começou em 2002, ao entrar na Juventude Metalúrgica do ABC. Dois anos depois, ele se tornou cipeiro, cargo que exerceu até 2007. No ano seguinte, foi eleito para o Comitê Sindical na Mercedes, onde atua até hoje, integrando a coordenação.
“A minha trajetória no movimento sindical vai ajudar nessa nova empreitada”, comentou Max. “Continuo no CSE na Mercedes e conto com a ajuda de todos os companheiros”, disse.
O que é o Dieese
Criado na década de 50 para dar assessoria técnica aos trabalhadores, o Dieese hoje desenvolve trabalhos de pesquisa, assessoria e formação sobre o mundo do trabalho. Em toda a sua história, ganhou credibilidade no apoio ao movimento sindical, sendo reconhecida como instituição de produção científica.
O Sindicato possui uma subseção do Dieese desde 1981, que produz estudos, pesquisas e análises para subsidiar a ação sindical. Para conhecer esse trabalho, acesse na internet o Blog do Dieese: www.smabc.org.br/dieese
Da Redação