Você quer fazer um acordo no seu processo?

Comente este artigo. Envie um e-mail para juridico@smabc.org.br

Foto: Divulgação

O Sindicato sempre defendeu a realização de negociações e acordos com as empresas mediante duas condições: quando forem vantajosos aos trabalhadores e sempre após consulta aos trabalhadores, para obter a sua concordância.

Todos sabemos que a demora na tramitação dos processos judiciais acaba pesando nas costas dos trabalhadores. Por isto, é interessante para eles fazer um acordo com a empresa e resolver em definitivo o conflito, com mais liberdade às partes para acertarem diretamente entre si suas principais necessidades.

Enfim, a sabedoria popular repete o bordão: “mais vale um acordo regular do que uma boa demanda demorada”. O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) já divulgou calendário da 8ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista: entre 20 a 24 de maio de 2024.

Para o mutirão, as varas do trabalho e os centros judiciários de métodos consensuais de solução de disputas farão esforço concentrado na ampliação de pautas para realização de audiências de conciliação.

A própria Justiça do Trabalho informa que este é o caminho mais rápido para uma efetiva solução dos processos trabalhistas. Com a conciliação, economiza-se tempo e as partes decidem juntas a melhor maneira para pôr fim ao conflito.

Se você possui um processo trabalhista em trâmite e tem interesse na conciliação, entre em contato com o Departamento Jurídico do Sindicato. No ano passado, os acordos superaram a cifra de R$ 1bi e atenderam aproximadamente 346 mil pessoas no país.

Departamento Jurídico