Departamentos com serviços disponíveis para sócios e sócias dos Metalúrgicos do ABC

AMA-A
Fundada em 28 de agosto de 1999, a Associação dos Metalúrgicos Anistiados e Anistiandos do ABC, a AMA-A ABC, luta pela Memória, Verdade, Justiça e Reparação em defesa daqueles e daquelas que resistiram à ditadura civil-militar e foram perseguidos, monitorados, presos e torturados. O atendimento ocorre de terça a quinta, no 1° andar, sala 101, na Sede do Sindicato. Informações pelo número 4128-4225 ou ama.aabc@gmail.com. Pelas redes sociais, AMA-A ABC. Conheça a luta da AMA-A.

Área de Convivência “Espaço Luiz Gonzaga de Freitas”
O Espaço “Luiz Gonzaga de Freitas”, inaugurado em julho de 2018, é uma ampla área de convivência da categoria, ao lado da Regional Diadema, utilizada para encontros dos trabalhadores. Saiba mais sobre o ambiente e como fazer reservas.

Assessoria de Base
A Assessoria de Base dá suporte aos Comitês Sindicais de Empresa, os CSEs, e garante o atendimento e informação ao trabalhador da categoria. Tanto na Sede, em São Bernardo, quanto nas Regionais Diadema e Ribeirão Pires/Rio Grande da Serra têm companheiros divididos por áreas presentes para conversas no chão de fábrica e nas mesas de negociação com o patrão. Atendimento na Sede: 4128-4204 e ramais 4236, 4319, 4272, 4219 e 4228; na Regional Diadema 4061-1040; e Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra 4823-6898. Acesse o link para outras informações.

Associação Heinrich Plagge
A Associação Heinrich Plagge reúne desde 2015 trabalhadores brasileiros na Volkswagen vitimados pela perseguição política na empresa entre 1964 e 1985, durante o regime militar. Mais informações pelo número (11) 99986-5959, com Tarcísio Tadeu ou acesse o link. Nas redes sociais, curta e compartilhe Trabalhadores contra a Ditadura – Luta e Resistência.

CEMPI – Centro de Memória, Pesquisa e Informação
O Centro de Memória, Pesquisa e Informação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o CEMPI, foi criado em 1993 para organizar e fazer curadoria do acervo histórico da categoria com mais de seis décadas de luta. Contém fotografias, jornais impressos, cartazes, livros, revistas, documentos da entidade e Comissões de Fábrica, dentre outros. O CEMPI atende pelo telefone 4128-4276. Para mais informações, acesse o link.

Centro de Formação Celso Daniel
Inaugurado em 20 de março de 2002, o Centro de Formação Celso Daniel está instalado ao lado da Sede, em São Bernardo, com salas e auditórios para abrigar alunos e cursos em andamento pelo departamento de Formação, além de atividades. O espaço foi pensado a partir da reformulação da política de formação do Sindicato durante o 3º Congresso dos Metalúrgicos do ABC em 1999. Saiba mais

Clube de Campo
O Clube de Campo dos Metalúrgicos do ABC está localizado às margens da Represa Billings, em São Bernardo, e dispõe de piscinas, quiosques, churrasqueiras, lanchonete, quadras e uma ampla área verde. Mas atenção: o clube é de uso dos associados e seus dependentes. Se você ainda não é sócio, não perca a oportunidade e sindicalize-se. O horário de funcionamento é das 8h às 18h. Informações pelo telefone (11) 94335-9433 e e-mail clube@smabc.org.br. O Clube fica na rua Sorocaba, s/nº, Jardim Borda do Campo. Informações, acesse o link.

Comissões e Cidadania
Cidadania. O tema não é novo no Sindicato, pelo contrário. A categoria sempre apontou que os problemas dos trabalhadores não se resumiam aos limites dos muros da fábrica. Por isso, o Sindicato passou a enxergar os companheiros e companheiras como um ser social, com necessidades que começam na sua casa, no seu bairro, na sua cidade. Conheça os coletivos que fazem parte de Comissões e Cidadania. Telefone para contato 4128-4213.

Convênios e Benefícios
Das muitas vantagens em ser sócio do Sindicato estão os benefícios e convênios feitos com empresas parceiras, com ofertas em mais de 20 setores no ABC e Grande São Paulo. Fique sócio e tenha acesso aos descontos agora mesmo. Atendimento presencial na Sede, em São Bernardo, às segundas, terças, quartas e sextas, das 9h às 18h, e também pelo telefone 4128-4288. Na Regional Diadema, o atendimento é das 9h às 18h, toda quinta, no térreo, e ainda pelo telefone 4061-1040. Na Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra pelo número 4823-6898. Acesse o site.

CREDABC
Trabalhador, você está precisando de dinheiro? Antes de fazer um empréstimo consignado, compare os juros do mercado com os oferecidos pela CredABC, a Cooperativa de Crédito dos Metalúrgicos do ABC. Mas atenção: a redução vale apenas para os metalúrgicos em empresas que possuem acordo junto à cooperativa para desconto em folha de pagamento. Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 18h, na Sede. Telefones 4128-4259 e 4128-4263. Informações, acesse o site.

DAC – Departamento de Arrecadação e Cadastro
O Departamento de Arrecadação e Cadastro, o DAC, atende na Sede, Regionais Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, de segunda a sexta, das 9h às 18h. Trabalhadores podem solicitar a renovação de isenção de aposentados, recadastramento de dados, emissão de carteirinha, declaração para convênios de associados e efetuar o pagamento das mensalidades do Sindicato. Atendimento na Sede pelo telefone 4128-4209 ou dac@smabc.org.br. Na Regional Diadema, os contatos são leila.queiroz@smabc.org.br, dacdda@smabc.org.br e pelo número 4061-1062; e na Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra ligar 4823-6898.

DIEESE – Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos
A primeira Subseção do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, o Dieese, no País é dos Metalúrgicos do ABC: de 1981. O Dieese atua na categoria há mais de 40 anos nas áreas de pesquisas, estudos, estatísticas, assessoria às negociações, educação e formação sindical, e atende pelo telefone 4128-4290 e ramais 4257, 4220 (confira o blog do Dieese no Sindicato). Saiba mais

DSTMA – Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente
O Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente, o DSTMA, funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h. O médico do trabalho atende na Sede os trabalhadores de São Bernardo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, de segunda a quarta, das 13h às 17h. Informações pelo telefone 4128-4208 e dstma@smabc.org.br. Em Diadema, às quintas, das 14h15 às 16h30. Saiba mais pelo número 4061-1062 ou o e-mail leila.queiroz@smabc.org.br. Agendamento de consulta somente por telefone.

Escultura “Engrenagens”
Cada companheiro nesta casa do trabalhador conta uma história diferente sobre essas engrenagens e são essas mesmas histórias que fazem elas girarem. Os dias de glória, os dias de luta! Trabalhadores e trabalhadoras na base são como os dentes dessas rodas que, somados, ligam-se a eixos aos quais imprimem rotação e torque, transmitindo a mesma potência desse elemento mecânico, símbolo da nossa categoria. E, assim, elas seguem girando na luta para garantir e conquistar os direitos da classe trabalhadora, pois somos o Sindicato Cidadão, que cuida da base, mas vai além da porta da fábrica. A escultura fica na entrada da Sede, na Rua João Basso, 231, Centro, São Bernardo. Aprecie!

Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”
A Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu” é fruto de uma reivindicação antiga da categoria, pautada no VI Congresso em 1991 quando o Sindicato abrangia apenas as bases de São Bernardo e Diadema. Atualmente oferece cursos próprios ou por meio de parceiros integrados à formação social, política e cultural. Fique ligado, pois a escola abre inscrições às novas turmas com frequência. Informações no site da Escola na opção Cursos com Inscrições Abertas. WhatsApp (11) 99877-9604 ou pela Secretaria 4061-1048.

Espaço “Comissão das Metalúrgicas do ABC”
Em julho de 2018, a Regional Diadema inaugurou a segunda sala da Comissão das Mulheres Metalúrgicas do ABC na base. O espaço é uma importante iniciativa para fortalecer a organização, ações das companheiras e também o dia a dia no chão de fábrica. A sala fica no primeiro andar e é de fácil identificação: em suas paredes estão imagens de trabalhadoras ao longo das últimas décadas e que, desde então, mantêm sua contribuição para ampliar as conquistas da classe trabalhadora em busca da igualdade social entre homens e mulheres. Saiba mais

Formação Sindical
A Formação Sindical desempenha um importante papel na construção coletiva de uma cultura de classe e no enfrentamento dos desafios imediatos e históricos da classe trabalhadora. Ao irromper na vida política nacional com as retomadas das lutas sindicais no fim da década de 1970, e início da década seguinte, o movimento sindical colocou-se o desafio de formar sindical e politicamente uma grande massa de militantes que surgiam no contexto das lutas por aumento de salários e melhores condições de vida em plena ditadura militar. Conheça o blog da Formação Sindical. Informações pelo número 4128-4268 ou pelo link.

Jurídico
O departamento atua na defesa dos interesses individuais e coletivos dos trabalhadores que compõem a categoria metalúrgica em toda base territorial – São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Telefone para contato na Sede é 4128-4210. Na Regional Diadema, o número é 4061-1064; em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra 4823-6898. O e-mail juridico@smabc.org.br. Horários de atendimento, acesse.

Lanchonete “Zelinha e Companheiros”
No saguão da Sede, em São Bernardo, o trabalhador e a trabalhadora na base já tem um ponto de encontro para chamar de seu. É a lanchonete “Zelinha e Companheiros” que, por trás da comida e afeto, conta a história da Dona Maria Elicélia Alves Feitosa, a Zelinha, que tem uma longa trajetória de luta e amor pela categoria. Desde outubro de 1976 como trabalhadora no Sindicato, essa companheira aguerrida vive lado a lado todas as lutas, derrotas e vitórias junto aos metalúrgicos. Conheça a história da Zelinha.

Ponto de Vida e Dignidade Padre Júlio Lancellotti
O espaço Ponto de Vida e Dignidade Padre Júlio Lancellotti é uma fonte com água potável e sabonete com unidades na Sede, em São Bernardo, e Regional Diadema. O padre, que dá nome à fonte, fez o pedido à diretoria do Sindicato no início da pandemia da Covid-19 e foi homenageado pelo seu trabalho incansável na defesa das pessoas mais vulneráveis e oprimidas. Para o Sindicato, a solidariedade é uma das principais marcas da categoria, de pensar no coletivo e defender uma sociedade mais justa e fraterna.

Presidência
Desde a fundação da Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de São Bernardo do Campo e Diadema em 12 de maio de 1959 até o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC como conhecemos hoje, 14 presidentes já estiveram à frente da casa junto a Direção do Sindicato lutando dia a dia para garantir os direitos da categoria. Moisés Selerges, 57 anos, nascido em São Caetano do Sul, é o atual. Trabalhador na Mercedes-Benz desde 1985 na área de Pintura, é formado em Ajustagem Mecânica, pelo Senai Carlos Pasquale, em São Caetano. Conheça os 13 presidentes que antecederam Moisés e as diretorias desde 1959.

Regional Diadema
A atual Regional Diadema dos Metalúrgicos do ABC foi inaugurada em 30 de outubro de 1992. No prédio amplo de dois andares localizado na Avenida Encarnação, 290, no bairro Piraporinha, trabalhadores e trabalhadoras são atendidos no andar térreo. O primeiro andar conta com a Assessoria de Base e, no segundo, o salão para assembleias e atividades da categoria com capacidade para 600 pessoas. Atendimento pelo telefone 4061-1040. Saiba mais

Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
Desde outubro de 2007, a base de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra faz parte, definitivamente, do núcleo de luta dos Metalúrgicos do ABC, tempo este do acordo entre Sindicato de São Bernardo e Diadema e o de Santo André e Mauá. Em 1993, as entidades se unificaram, mas mudanças aconteceram após o processo de convenções para a montagem de chapa às eleições do mandato seguinte, em 1996. Atendimento pelo número 4823-6898. Saiba mais sobre esta história.

Réplica sala da presidência de 1975 a 1981 (Luiz Inácio Lula da Silva)
Réplica da sala de Lula, quando presidente do Sindicato de 1975 a 1981, está exposta no primeiro andar da Sede, em São Bernardo. A maioria dos itens é da época, com exceção da pia e torneira do banheiro, além das lâmpadas Led, tomadas e interruptores. Com os móveis originais, a direção do Sindicato fez um trabalho de pesquisa para garantir cada detalhe. Saiba mais

Sede (São Bernardo)
Há cinco décadas, a categoria metalúrgica do ABC tem um espaço para chamar de seu. Em 6 de outubro de 1973, com a presença de mais de dez mil pessoas, os Metalúrgicos do ABC inauguraram o prédio da Sede na rua João Basso, Centro de São Bernardo. Em um sonho antigo, a compra do terreno havia sido aprovada em 1962 e a obra durou 33 meses. Conheça mais sobre esta história.

Tribuna Metalúrgica
Em julho de 1971, durante o regime de exceção, foi publicado a primeira edição da Tribuna Metalúrgica. O jornal nasceu para ser a voz do trabalhador e foi assinado pelo jornalista Antônio Carlos Felix Nunes. Nos primeiros anos, a publicação era mensal, com oito páginas. Em alguns períodos, semanal e, em outros, não teve periodicidade definida. Durante muitas greves, circulou quase de forma clandestina. Era comum o jornal ser levado para dentro da fábrica às escondidas. Atendimento pelos números 4128-4256 e final 4205. Saiba mais